domingo, 24 de maio de 2009

Cinismo?? Naaa...

Temos sempre mais dificuldade em criticar aqueles que nos são próximos ou aqueles que, de alguma forma, partilham algum tipo de gosto connosco. É difícil... parece que tudo o que fazem tem lógica ou justificação. E se ouvimos alguém criticá-los tocam no nosso orgulho ferido e toca a defende-los... Ou porque são nossos amigos, ou porque são da nossa família, ou porque são da mesma cidade, do mesmo país, do mesmo partido... ou do mesmo clube.



Os No Name até podem ser vandalos, mas são do Benfica e sempre que puder defendo.os, contra tudo e contra todos! Os jogadores do Benfica até podem não mexer o sr. dito cujo jogos a fio...mas são do Benfica, o que é que posso fazer? São pessoas e há dias melhores e outros piores... Defendo sempre aqueles que levem à águia ao peito, façam o que façam... é um hábito o que é que se há-de fazer. Até o treinador, o que faz de mim uma Benfiquista ligeiramente diferente do habitual, é aquele que é alvo de menos crítica da minha parte.




Mas mesmo tendo 6 milhões de pessoas a fazer parte da minha família não sou capaz, neste momento, de evitar um sentimento ambíguo ora de orgulho profundo ora de raiva imensa.





Que atitude bonita a de fazerem grandes panos com a cara do nosso Quique Flores, de se levantarem e baterem palmas à sua despedida (entenda.se, não confirmada), de dizerem palavras de incentivo, de se deslocarem até perto dele para o felicitarem, de gritarem alto o seu nome bem ao estilo do Inferno da LUZ! Foi bonito, merecido e bem ao nível desse espirito benfiquista que nos une...

não fosse, claro, nem à um mês atrás terem enchido esse mesmo estádio da Luz - que viu gente a chorar, como eu vi!!, pela ainda não confirmada saída do treinador espanhol - de autênticos LENÇOIS brancos, palavras de ordem, insultos ao treinador e assobios estridentes que ecoavam por todas as paredes do estádio!





Estarei louca?? Humm... pensei... se calhar sou eu que sou distraída e no bilhete dizia: "Entrada exclusiva aos adeptos mais cínicos do SLB". Fui confirmar... e não dizia lá nada... ahh... espera...se calhar era só no meu...!




Eu sabia que o meu lado cusco e crítico ainda havia de servir para alguma coisa...nem que fosse para escrever um blog,

agradecida pela paciência,

L.M.

1 comentário:

  1. pois...este comportamento é bastante recorrente por parte da maioria dos adeptos portugueses! eu sou sportinguista mas mesmo assim fico um pouco triste, em saber, que em Portugal se pratica este tipo de comportamento! é aquela historia um treinador passa de bestial a besta, dependendo única e exclusivamente do resultado não interessa absolutamente mais nada...! somos demasiados redutores na nossa avaliação! devemos ser capazes de definir uma posição e assumi-la! se são a favor do contributo do treinador para com os aspectos de jogo muito bem, mas temos que ter em conta que as pessoas cometem erros, falham, isto é não são perfeitas! se não considerarem positivo o contributo do treinador para com a equipa façam como o António Pedro Vasconcelos assumam e digam o porque... claro que devidamente fundamentado!

    O cinismo faz parte da pobreza humana e deve ser evitado...é deplorável !

    As melhores saudações desportivas.

    ResponderEliminar