terça-feira, 19 de maio de 2009

Lisboa armada em Hollywood





Desde 1996 que podemos assistir a galas anuais dos “Globos de Ouro” atribuídos pela SIC e pela revista Caras. Durante meses enchem-nos os ecrãs com os nomeados para as mais diversas áreas… moda, televisão, cinema, teatro, música… e os respectivos números de telefone para os quais temos que telefonar caso queiramos votar num ou noutro artista. Em Maio, a zona dos Restauradores em Lisboa arma-se em pseudo Hollywood e estende um vasto tapete vermelho até à entrada do clássico Coliseu dos Recreios. Tal e qual Óscares da Academia! Eles têm a Halle Berry nós a Patrícia Bull, eles o Brad Pitt e nós o Isacc Alfaiate, eles têm a Adele e nós a Sónia Tavares, eles têm a Cate Blachet e nós a Sandra Barata Belo, eles o Sean Penn e nós o Filipe Duarte, eles têm o George Clooney (não há quem não pare para o ver e cá, claro, é igual) e nós, pois, temos o José Castelo Branco!! Não se nota nem uma singela e ténue diferença!

Mas vá…vejamos a gala aceitando as nossas belas figuras públicas.

Ok…aceitando, mas podíamos mudar a Bárbara Guimarães…não sei…era uma ideia…talvez…han? Não temos outra… quê? Tão na RTP pois é verdade não me lembráva…
Mas adiante, poderia ser pior!

A não ser naquela parte em que se via claramente que a conversa da apresentadora com a actriz brasileira Suzana Vieira (que curiosamente nem se chama Suzana) estava combinada, e mal combinada. Mas acontece, são problemas normais, não é fácil ser-se natural quando os diálogos estão escritos previamente…tirando isso tudo bem! Ah, e a não ser também naquela parte do mini-teatro falhado com o cantor Jorge Palma. Quando ele entrou pensei “olha, não está alcoolizado”, mas facilmente percebi que não tinha sido um comentário certeiro e a teatralização que era suposto fazer não correu como previsto "Hillary?? Ah Obama??". Mas pronto, tirando isso tudo bem. Foi até um belo desfile de moda. A SIC decidiu que nas quatro partes do evento a apresentadora vestiria um fato de cada um dos nomeados para a categoria de melhor estilista. Até aqui também tudo bem não fosse o fato feito por Manuel Alves e José Manuel Gonçalves…mais um momento menos feliz. Todos sabemos o corpo inegavelmente bem feito de Bárbara Guimarães, mas nem a esposa do ex-ministro da cultura fica bem num vestido justíssimo dourado que a faz a ela própria parecer um Globo de Ouro.


Indecente foi também a apresentação do novo grupo “Amália Hoje” encabeçado por Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, e Fernando Ribeiro, vocalista dos Moonspell. Ao tempo que se fala da tão esperada primeira aparição oficial, e ela aconteceu mesmo nos Globos de Ouro deste ano. Dada a qualidade dos intervenientes e a excelente versão que foi feita de alguns poemas outrora cantados por Amália Rodrigues, seria de esperar minutos fantásticos de televisão… não fossem ter sido totalmente em PLAYBACK. Mas também, who cares? Pormenores…


Mas há que saber ver o lado bom do evento. Ana Bola e Maria Rueff na pele de Denise Magalhães e Maria Delfina, patroa e empregada do já famoso “corner de náiles” deram ao espectáculo uma luz bem diferente da graça Herman Josiana a que nos fomos habituando. Também especial foi o momento em que António Feio subiu ao palco do Coliseu para apresentar um globo de ouro e acabou por dizer umas quantas verdades que acreditava estarem por dizer, em tom de brincadeira, mas que teve efeito imediato em todos aqueles que o ouviam. De tal forma que o vencedor do prémio para melhor actor – Nuno Lopes – decidiu “dedicar, e mais que isso, dar” o Globo a António Feio.



Não podia despedir-me sem salientar esse fantástico momento Hollywoodesco em que quatro actrizes e quatro actores de renome, antigos vencedores de globos, subiram ao palco para falar um pouco sobre cada nomeado na área do teatro. Que ideia original e inovadora! Mas espera…acho que já tínhamos visto isto em qualquer lado…terá sido na última sessão dos Óscares de Hollywood? Não… porque é que haveríamos de não ser originais ao ponto de inventar algo só nosso e realmente inovador?



Eu sabia que o meu lado cusco e crítico ainda havia de servir para alguma coisa...nem que fosse para escrever um blog,


agradecida pela paciência,


L.M.

3 comentários:

  1. L. também no mundo dos blogs? yey!!! Welcome! adorei! continua a postar! adoro a tua maneira de escrever! só me ri... tenho de concordar que os globos nao passa de um pseudo-acontecimento, ainda assim adorei o momento de humor e sarcasmo da dénise de magalhães e a sua fôncionária maria delfina! foi priceless a interpretaçao de susan boyle! ahah xx

    ResponderEliminar
  2. epah... nem tenho palavras...podiam ao menos fazer uma imitaçao fiel de hollywood! e a bárbara guimarães, mas quem disse que ela tinha jeito para apresentar programas?!! é sem duvida uma senhora bastante bem parecida e tal...lol, com classe, mas de facto jeitinho nao tem nenhum :/ ... e depois tem sempre que por o marido ao barulho... o que torna a situaçao ainda mais ridicula! se querem tornar uma gala digna das galas de hollywood, primeiro inovem e nao deixem que aqueles tempo, vazios... de fala sabem... aqueles que o pessoal fica a pensar...entao mas ninguem diz nada...parou tudo...ta tudo a olhar uns para os outros...Please someone do something!!! estes momentos nao podem acontecer tentem nao deixar nada ao acaso! de todo o espectaculo so mesmo o talento da Ana Bola e da Maria Rueff é que safou aquilo... A Ana Bola ou a Maria Rueff tinham muito mais jeito para apresentar a gala...! houve momentos bons... para o ano tentem melhorar...

    ResponderEliminar