terça-feira, 11 de agosto de 2009

A minha pátria é portuguesa e não estrangeira


Chamem.me consciente, ou se preferirem xenófoba, mas digam o que disserem não consigo entender porque raio de razão insistem em encher a nossa selecção de futebol de jogadores que não são nascidos neste pequeno pedaço de terra. É mais forte que eu... mas não me censuro por tal ideia, pelo contrário entenda-se, só acho que se calhar o problema é mesmo meu uma vez que não vejo ninguém opôr-se publicamente a isto.

Estava descansadamente a trabalhar eis se não quando, acompanhada pela Sic Notícias, vejo e ouço o Sr. Gilberto Madaíl proferir orgulhosamente que espera que a questão Liedson seja rapidamente concluída. Palavras do jornalista dizem também que o presidente já espera contar com Liedson para os próximos jogos de apuramento da Selecção.

Entenda-se "questão Liedson" por: processo de naturalização do jogador de nacionalidade brasileira para portuguesa. Ora...vejamos... por muito gosto que não duvido que o jogador tenha pelo nosso belo Portugal (é ele quem lhe dá espaço para notoriedade, que lhe dá lugar, casa, comida e dinheiro), a naturalização não se dá por gosto, mas antes por conveniência. Não condeno algumas das coisas que se fazem por conveniência, não vou ser hipócrita ao ponto de ser igual a quem crítico. Que atire a primeira pedra quem nunca fez ou tomou alguma decisão por pura conveniência, o mais simples acto que nos parece inocente é feito porque nos beneficia de alguma forma. Não condeno (quem sou eu...), mas posso criticar o facto de se tomar uma decisão que, por ser por conveniência, mexe com a vida de alguns bons milhões de pessoas.
Critico Liedson, mas até o percebo...quem não percebo são aqueles que, tal como o Sr. Gilberto Madaíl (personalidade que estimo e admiro) dão asas a esta loucura.

Com o tempo aprendi a dar valor ao que é nosso, e também fui uma das injectadas pelo fenómeno Scolari (que bem me orgulho). Mas é exactamente por dar valor ao que é NOSSO que não consigo conceber que se continue a criar um grupo que nos representa que não somos nós... Imaginem a selecção dos cães e ali no meio vissem dois ou três gatos... estranho não? A selecção...humm... das pessoas cor-de-rosa e lá no meio vissem duas ou três pessoas verdes às bolinhas... humm. É ridiculo, é um facto e não o nego. Mas agora imaginem uma selecção de Portugal onde duas ou três pessoas não são portuguesas. Justificação? Naturalizaram-se...

Porque razão é que não se levanta com os golos da selecção brasileira? Ou com a Espanhola...? Ou com a Inglesa...? Há lá também jogadores que passaram em Portugal grande parte da sua vida, faz deles portugueses? Não. Não se levantam porque não diz no papel que eles não são portugueses? Papel esse que nunca vemos e por isso que nos basta que a comunicação social diga que são...
Não tenho nada contra os brasileiros, ou contra outra qualquer nacionalidade. Muitos dos meus jogadores preferidos são brasileiros. Agradeço ter no meu Benfica jogadores como o Luisão ou o David Luíz... mas não os queria a representar o meu país. Sei perfeitamente que seriam uma mais valia...mas não são portugueses.

E agora passa por essas cabeças: ah mas de certeza que festejaste os golos do Deco!!! Ou... não te podes esquecer que o Deco contribuiu para as nossas vitórias ainda que indirectamente. Subscrevo! Tanto o Deco como mais recentemente o Pepe têm um valor inegável e sei eles seria bem mais difícil chegarmos onde tanto ambicionamos. Mas há tantos mais talentos que poderiamos aproveitar... PORTUGUESES! Acho óptimo que descubram e aproveitem estes talentos além fronteiras e que os tragam para dinamizar e melhorar o futebol praticado em Portugal. Mas nos clubes... não na selecção. A dupla nacionalidade é o típico "não é carne nem é peixe" do futebol. São da selecção que os quiser.

Não quero o Liedson na nossa selecção, nem que ele fosse o melhor do mundo. Orgulhem-se antes que o melhor do mundo seja nosso e queira continuar a ser PORTUGUÊS.

Já imaginaram se o Cristiano Ronaldo decidisse que queria ser Inglês ou Espanhol e fosse jogar lá pra fora....?

Ainda que a minha vontade não sirva de nada.

Agradecida pelo tempo e paciência,

L.M.

4 comentários:

  1. Ilustríssima

    Boa noite! Antes de mais, o meu muito obrigado pela notificação que me endereçou mais cedo. Foi com notória satisfação que li e re-li e corrigi o seu mais recente post. Assim sendo, corrigirei os mais sonantes ataques à lingua mãe e comentarei de seguida.

    Primeira "crassidade": "heis"??? tire-se o "H" sff

    Segunda obscenidade: ..."o Sr. Gilberto Madaíl (personalidade que estimo e admiro)#... - estima e admira todos, menos esse energúmeno sanguinário e pestilento, conveniente e desprezível, porco chulo e vigarista, descaracterizado, mafioso e no bom portugês: cheira cus!

    Terceiro apontamento correctivo: o CR9 não poderia representar outra selecção, mesmo que assim ambas as partes interessadas o quisessem, pois o menino já representou a selecção principal portuguesa. O liedson não passa de um oportunista e anti despostista que nunca foi chamado para a canarinha, pois lá, jogam os melhores do mundo! Relembro Jardel, que se equacionou jogar pela Equipa de Todos nós, mas foi impedido por ter representado por uma vez, só uma vez, o escrete!

    ResponderEliminar
  2. Pomposamente pactuo com a sua xenofobia. Sim, há que chamar os bois pelos nomes. Eu, apesar de ser bem sociável, não gosto de espanhóis, brasileiros, ingleses e franceses pela ordem referida e por diversos motivos. Desta vez, foquemo-nos nos brasileiros. São falsos, uasm e abusam das falinhas mansas para nos enrolarem, usam e abusam dos direitos que não deviam ter. são porcos, são chatos e são pavões! (as brasileiras não!) =p

    Voltando ao tema, a internacionalização da nossa selecção vai ocorrer gradualmente com ou sem liedsons, decos e pepes. note-se que nestes casos a minha opinião é a mesma: se fossem mesmo bons, o Dunga ou o Scolari ou o Parreira tinham-nos convocado para representar o Brasil! De certeza que, com os investimentos na formação, as escolas de futebol existentes, a pompa com que se fabricam talentos na academia lagartina ou mesmo nas escolas sadinas ou boavisteiras, se conseguiria sacar um médio completo e imaginativo, um defesa central que possa dar porrada (uiii tantos no FCP) e um avançado cínico e anti desportista que marque golos de nacionalidade portuguesa e que tenha apelido, Silva, Antunes, Camelo ou mesmo Ambrósio! Se reparares, as camadas jovens já tem valores nacionais de nome Roderick, ou Yazalde entre outros. E também não te safas do José Bosingwa! Todos estes três que referi, nasceram em Portugal! Têm os mesmos direitos que eu e tu! São portugueses de nascença! claro que a mãe do Roderick é brasileira, a do Yazalde deve ser africana e a do Bosingwa idem, mas ele é português e eu, correndo o risco de ser demasiado hitleriano, temo pela pureza da raça!
    .
    .
    .
    .
    .
    Engraçado, eu como sendo orgulhoso nacionalista e pelos vistos elitista, usar a expressão "pureza da raça" como que a defendendo e no entanto orgulho-me da história portuguesa, de quando éramos piratas e éramos donos de meio mundo, quando clonávamos e quando nos deu jeito Moçambique ser território nacional para que o africano Eusébio fosse o símbolo maior do nosso futebol! Engraçado lembrar que odeio espanhóis mas que nós portugueses nacionalistas, existimos graças a uma gratificação espanhola, em que doou o Condado que virou País numa guerra de conquista de direitos e territórios! Que estamos espalhados pelos 4 cantos do mundo e nos orgulhamos de ter um cão portugues a cagar o que o Presidente dos USA limpa! Que nos inchamos ao saber que um português é candidato a presidente de camâras municipais em França e no Canadá, ocupando cargos supostamente merecidos pelos franceses e canadenses onde de certeza haverá cidadãos oriundos desse país com muita e melhor capacidade para ocupar o respectivo cargo...

    Enfim, trata-se de um bom tema para debater! Eu, mesmo contanto os prós e contras, sou comodista, e independentemente se tenham ou não razão, Liedson, Pepe e Deco NÃO! Do mal o menos e metam Nuno Gomes, Ricardo Rocha e Nuno Assis!


    Sem mais de momento, espero que este post seja mais debatido.
    Despeço-me com a esperança de ter sido útil e aprazível no que concerne ao texto aqui aplicado!

    ResponderEliminar
  3. Antes de mais, bastante agradecida e lisonjeada pelo comentário.

    Quanto à questão do CR9 sim eu sei, também o Luisão não poderia vir para a selecção e eu utilizei-o como exemplo. Trata-se apenas de uma ilustração.

    ResponderEliminar
  4. Bom, what can I say?

    Vou fazer uma ressalva prévia então (passe o pleonasmo, lol)

    Não, não sou fã de ver a selecção (a nossa, e as outras) com malta que na realidade não é daquela nacionalidade. A sério... Preferia ter antes outros jogadores de qualidade nos lugares de Deco, Pepe, e agora ao que parece Liédson. Mas também gostava que o acontecesse com Senna em Espanha (brasileiro), o Camoranesi em Itália (argentino) ou o Kevin Kuranyi na Alemanha (brasileiro). Mais: Eduardo da Silva joga pela Croácia (brasileiro); Podolski e Klose, influentes atacantes da selecção germânica (polacos); Seedorf na Holanda (suriname) e não nos esqueçamos de "Zinedine Zidane" (é mesmo francês ele? Mas esse não ponho as mãos no fogo por ele, e não me apetece ir pesquisar também, mas tenho ideia que é argelino).

    OU SEJA: é o futebol de hoje. Diabos, é a sociedade de hoje: aldeia global. Mas a sério: o primeiro naturalizado a jogar pela nossa selecção, amigos, não foi Deco. lol digo eu. Eu digo lol. Não vamos mais longe... O primeiro, ou pelo menos um dos primeiros foi nada mais nada menos do que a "Pantera" Eusébio da Silva Ferreira. Com os diabos, ele é moçambicano ao fim e ao cabo. E ainda temos o Obikwelu também. Bom, e so on, so on, so on.

    Mas eu volto ao que afirmei lá em cima: claro que preferia ver as selecçoes de futebol com "puros" descendentes e filhos de sua pátria.

    Acontece que, por força das circunstâncias (não temos um ponta-de-lança de jeito, daí a opção Liédson; não temos um médio ofensivo de jeito desde o fim de Rui Costa, daí Deco, e centrais temos mas é sempre "handy" ter um de classe mundial não? Digo eu) e por força do -negócio- que é o futebol, cada selecçao tem de potenciar ao máximo a sua capacidade de gerar sucesso, de gerar resultados.

    Portanto olha, sinceramente, já tou um bocado por tudo.. O liédson nao é fixe e não nos faz falta? Pah que remédio... Bora lá entao. Afinal de contas até a croácia tem lá um Eduardo da Silva ou nao?

    Temos de nos adaptar à realidade de hoje, julgo..

    E calo-me que já falei muito. Bjs e abraços

    ResponderEliminar